segunda-feira, 18 de abril de 2011

VOCÊ PODE SABER MAIS

Algumas curiosidades ficam ocultas, por vezes, em um grau inversamente proporcional a qualidade da sua própria informação. Apesar de não mudarem a vida de ninguém, ficam esquecidas no tempo e se perdem pela falta de interesse. Well.... você poderá saber mais lendo essa postagem do Blog do Gato Gordo.

1) Por que fevereiro tem apenas 28 dias? Quando o imperador romano Júlio César lançou o calendário que deu origem ao atual, fevereiro tinha 29 dias nos anos normais e 30 nos bissextos. Na época, o imperador fora homenageado com um dos meses, que tinha 31 dias e ganhou o nome de Julius (Julho). Depois, o imperador César Augusto foi homenageado com outro mês, que tinha 30 dias e passou a se chamar Augustus (Agosto). Para que um mês não ficasse mais curto que o outro, um dia foi tirado de fevereiro e adicionado a agosto.

Resumo da ópera: "Semideuses" sem Providência, provavelmente com membros sexuais pequenos e em uma guerra de vaidades, despedaçaram fevereiro para ver quem era o mais f****.

2) Como surgiu o dia dos namorados? Em muitos países a data é comemorada em 14 de fevereiro, dia de São Valentim (México, por exemplo). É que uma lenda diz que o imperador romano Cláudio II proibiu os soldados de casarem, mas São Valentim continuou celebrando os casamentos escondidos. No Brasil, o Dia dos Namorados começou a ser comemorado a partir de 1949. O dia 12 de junho fora escolhido para incentivar o comércio, pois esse mês é considerado ruim para as vendas.

Resumo da ópera: a data, no Brasil, não tem significado algum. Foi uma data escolhida aleatoriamente para fazer as pessoas gastarem.

3) Por que a linha do Equador tem esse nome? Tem alguma coisa a ver com o país? Apesar de passar pelo Equador, o nome dessa linha imaginária não está relacionada ao país. Ele vem da palavra latina aequatore, que quer dizer, igualdade, pois a linha divide o nosso planeta em dois hemisférios de tamanhos iguais. O país Equador tem esse nome por causa dessa linha. Antes dela, ele era conhecido como El Reino de Quito.

Resumo da ópera: este blogueiro lamenta as aulas de uma determinada professora de geografia/história da sétima série, que dizia exatamente o contrário, sendo a linha nomeada graças ao país. Para onde vão nossas crianças se até mesmo no ensino privado não nos ensinam direito??? O que os professores estão passando para os alunos??? E porque diabos ontem eu fui ao Mc´Donalds e não pude comprar uma casquinha com uma nota de 1 real???

4) Quando foi feito o primeiro disco? O disco foi inventado em 1877 por Emile Berliner, um alemão naturalizado americano. Ele era feito de verniz, flocos de algodão e um pó escuro. Nos primeiros modelos só cabiam 4 minutos de música em apenas um dos lados. Berliner também criou o gramofone, que tocava esses discos.

Resumo da ópera: Quer ficar rico? Volte no tempo e apresente o pen drive ao rapaz.

Créditos: diferente de outras postagens, os textos de hoje foram integralmente copiados de revistas da Editora Abril, salvo é claro, os comentários.

Era Wilson! Até!

Nenhum comentário: