sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A ESCADA

A escada era longa e cheia de degraus. Nunca ninguém havia chegado ao topo. Um homem decidiu domá-la. Calçou sua determinação e botou seu coração a ferro e fogo, pois seria uma luta árdua. Seus motivos? Provar. Mostrar para alguém ou outrem que tudo é possível se acertamos os rumos. Muitos tiveram medo e abdicaram da tentativa. Não aquele homem.

Iniciou o trajeto de forma tranquila, garantindo reservas de energia, mas sem deixar despencar o velocímetro humano. A escada era um espaço infinito de luz negra. Não se enxergava nem o próximo degrau, o que exigia cuidados especiais. Mas era apenas uma escada. Não haveria surpresas. Ela seguiria acima até a eternidade, se preciso. Talvez existissem alguns percalços; o marasmo, a tristeza de não conseguir sair daquele local e a frustração de jamais vencê-la. Porém o homem continuou assim: persistindo por muito, muito tempo. Se postava subindo, sempre; às vezes pulando dois degraus de uma vez, parando pelo cansaço, retrocedendo e avançando. E nesse vai e volta, o avanço, na verdade, não foi na escada, mas sim no próprio homem. No tempo e espaço singular em que se encontrava, apesar do receio de não confrontar seu destino, pôde conhecer muito mais de si mesmo, amadurecer por sua determinação e proteger as ondas sonhadoras de felicidade.

"Superar meus medos e chegar ao topo", disse. Esse fora seu objetivo inicial, mas parou e pensou por instantes. "Se eu continuar neste caminho, jamais vou vencer; a escada me ganhará para sempre". E então tomou a atitude que mudou sua vida. Ao invés de penetrar reto na escuridão, em passadas verticais, girou o eixo de seu corpo para a direita. Tateou o invisível e sentiu, sobre seus pés, o contorno de uma nova escada, diferente da anterior, que lhe conduziria por outro caminho. Tomou a decisão certa, mudou seu horizonte e, mais alegre, foi em direção ao futuro.

Será que o homem, finalmente, chegou ao topo? E vocês? Já tiveram a atitude de tomar uma escada alternativa?

Bom final de semana!

6 comentários:

Anônimo disse...

Comecei a fazer isso já.
Mas eta escadinha sacrificada essa. hehehehe

Saudações
loko

LUZ MARIA VELLOSO disse...

O caminho certo, não é ter medo de errar.O Caminho certo é a tentativa. Quando alguém ainda não encontrou o seu verdadeiro caminho , precisa ter coragem suficiente para dar os passos certos e os errados, tentar e encontrar seu destino,aquilo que o fará feliz . As decepções ,as derrotas , o desânimo,as tristezas são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada , ou a escada , são os "Sinais". É preciso correr riscos,seguir os sinais , pois eles estão aí,só que a gente não os percebe, mas percebê-los...é preciso. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo,se alguém conhece uma pessoa assim,quero conhecê-la , pois tudo o que é novo, incomoda, às vêzes dá euforia,mas às vêzes dá medo...muito medo.
Mas a recompensa no final é algo indescritível.
Devemos sim,subir a escada e se preciso for...mudar de direção.

Selena Linhares disse...

Um conselho para quem precisa escalar alguma "escada":

Climb every mountain ( escale toda a montanha)
Search righ and low,( procure altos e baixos)
Follow every byway,( siga todos os desvios)
Every path you know.( todo o caminho que você conhecer)

Climb every mountain ( escale cada montanha)
Ford every stream,( cruze cada riacho)

Follow every rainbow,( siga cada arco-iris)
Till you find your dream.(Até encontrar seu sonho)

A Dream that will need,( um sonho necessário)
And All the love you can give,( e todo o amor que você pode dar)
Every day of your life,(todos os dias de sua vida)
For as long as you live. (enquanto você viver).

Escale cada montanha ,cada obstáculo,pois eles são necessários na jornada e..."nunca se deixe abater"

Guilherme disse...

Show de bola esses comentários...e a postagem , super bem colocada. Me senti eu,"euzinho da Silva" e olha cara,tu me ajudou hoje,vou subir a escada também e ver se encontro um desvio....

Gabriel disse...

Que bom que todos tenham gostado ou se identificado. A escada é uma metáfora que pode significar diversas coisas, depende de cada um.

Obrigado pelos comentários!

carlos disse...

"Todos os homens sonham,mas não da
mesma forma.Os que sonham à noite,
nos mais fundos recessos de suas mentes,despertam ao amanhecer para
decobrir que tudo não passava de ilusão.Mas os sonhadores do dia são
perigosos,pois podem se empenhar por seus sonhos de olhos abertos e
convertê-los na mais verdadeira realidade".
Parabens pela bela metáfora da vida.