sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

GATO GORDO INTERROGA: ATENDENTE DA NET

Nessa verdadeira balbúrdia que está ocorrendo frente a transmissão dos jogos da Libertadores da América, este que vos escreve ligou para sua operadora de TV a cabo buscando informações sobre a condição na qual a paixão do torcedor será submetida em 2012. Escutaremos a competição no radinho ou assistiremos aos jogos pela televisão? O atencioso atendente Leandro da NET - provavelmente vacinado de sempre responder as mesmas perguntas - falou ao dono deste blog sobre o momento turbulento que passam as negociações para a transmissão. Devo deixar claro que não possuo recursos de gravação telefônica, portanto unifiquei trechos das falas do atendente com ideias que ele deixou claras, porém não literalmente.

1) Boa tarde. Sou cliente NET e busco informações a respeito do canal FOX Sports, o qual detém os direitos de transmissão da Libertadores da América. Sou colorado, meu time joga hoje, poderei assisti-lo?

Leandro: Boa tarde, senhor. Infelizmente não nos passaram nenhuma informação oficial. Estamos no meio de uma negociação que se arrasta  entre as empresas detentoras dos direitos. O canal, até que este impasse seja solucionado, permanecerá fora da grade. No momento, não há vinculação entre o FOX Sports com a NET, apenas com outras empresas.

(Blá Blá Blá e "meu chefe me mandou dizer isso". São muito bons e chatos em vender. Na hora de dar justificativas, ficam abandonados por informações oficiais).

2) Há previsão para que o impasse seja solucionado?

Leandro: Isso é um problema das empresas. Não posso fornecer prazos, pois as negociações podem se estender. Infelizmente, tudo que eu falar agora é especulação.

(A previsão é simples: quando o dinheiro for suficiente e quando a Globo parar de incomodar. Afinal, a emissora do falecido Roberto Marinho perdeu um de seus principais produtos. O torcedor que retroceda ao radinho ou as carruagens que trazem notícias do povoado vizinho).

3) A gênese do problema é financeira, evidentemente. Mas quem segura o bastão que está protelando a exibição dos jogos? A NET ou a FOX?

Leandro: Falta acordo entre as partes sobre a cobrança do produto. O impasse reside no fato de que o canal FOX seria pago e limitaria o acesso aos jogos por parte dos torcedores, que antes assistiam de graça, por exemplo, através da rede aberta.

(O novo canal gera custos. Quem não tiver TV a cabo, não assiste).

4) A NET assumirá o risco de ver pessoas migrarem de TV a cabo? Futebol é um dos principais produtos de transmissão nos dias atuais.

Leandro: Sim, assumirá e já está assumindo. Hoje mesmo ministrei diversos cancelamentos de pessoas que não aceitaram ficar sem assistir seu time da Taça Libertadores. É um ônus que a empresa correrá até que as negociações sejam fechadas. Eu, como gremista, entendo a atitude do assinante.

(Pobres assinantes desistentes. Não sabem o que é o sofrimento para cancelar um serviço NET. Arder na fogueira da igreja medieval vira o paraíso perto disso).

5) O jogo do Fluminense foi exibido pelo canal Speed. Aquilo foi uma exceção? O mesmo poderá acontecer com o jogo do meu time, o Internacional?

Leandro: Essa é a informação que temos. Pode ser que o sinal seja liberado minutos antes do jogo, mas não posso garantir nada. A NET não nos passou nada, é apenas uma especulação frente ao que aconteceu no jogo do Fluminense.

(Ainda procuro entender o critério que levou a FOX liberar o sinal para o jogo do Fluminense, mas não para o do Internacional).

6) Tu achas justo o que está acontecendo? Pois me parece que a paixão do torcedor está se submetendo a uma guerra financeira entre duas empresas.

Leandro: Libertadores nunca foi comercializada pela net, mas sim o PFC, Série A e campeonatos regionais (...).

(Tirou a NET da reta, sendo que, nos bastidores comenta-se o endurecimento das negociações por pressão da Globo. Ela tem culpa sim. É inaceitável que o amor de um torcedor por seu time, através do acompanhamento televisivo dos jogos, fique sujeito a essa birra de empresas. I-N-A-C-E-I-T-Á-V-E-L!

Bom final de semana!

Um comentário:

Mariah. disse...

Fico com pena dessas pobres criaturas que ficam sujeitas a dar estas respostas sem pé nem cabeça. Na real,eles não têm culpa ,são mal informados e abandonados. Você tem razão ao dizer que é melhor arder na fogueira da Igreja Medieval , do que solicitar algum serviço da NET. Experiência própria. Dessa parte do Futebol, me abstenho um pouco de falar ,pois não entendo muito , mas esses serviços de tele-marketing deixam a desejar.