quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O CRONISTA

Sou um cronista simples. Já fui elogiado e criticado. Minhas palavras saem como uma erupção vulcânica e o blog, portanto, foi uma forma de expansão em minha vida. Muitos são como eu, concisos. Nem todos sabem de suas reais qualidades e virtudes. Alguns exageram. Outros deixam a desejar. Então não posso reclamar de estar na exata posição onde estou. Como disse, sou um cronista simples. Escrevo de forma simples e pragmática. O mundo é objetivo e preciso me adaptar ao mundo.

Tenho lido muitos outros blogs. Um de meus hobbies é anotar palavras difíceis da língua portuguesa as quais desconheço o significado. Se as usasse por aqui, o Gato Gordo ficaria muito seletivo e chato. Uso em outras mídias, portanto. Minha ideia sempre foi neutralizar os devaneios de minha mente. Acho que faço isso com maestria. Uma compilação de palavras bonitas não faz um texto; o nexo faz. Se me pedissem para descrever uma mesa, eu diria simplesmente: "dá para sentar e jogar Poker" - ou não - mas poderia muito bem dizer que "o belíssimo carvalho ficou perfeito na forma de um suporte para refeições e entretenimento". Todos entenderiam? É possível, porém todos cansariam de ler isso o dia inteiro. Trata-se de uma mesa! Digam que é uma mesa, simples. Tudo bem, por vezes posto coisas interpretativas, mas nada que um repeteco da leitura não faça o interessado entender. Minhas metáforas são acessíveis e assim permanecerão. Acho que sou parecido com meu antepassado: Aquiles José Gomes Porto Alegre. Também um cronista simples. Tenho toda a sua coleção de livros e nos relacionamos até mesmo sobre nossos instrumentos de trabalho: fatos do cotidiano. São estranhos os caminhos das gerações. Agradeço a ele por minha veia literária. Espero ter o mesmo reconhecimento um dia. Terei.

Assim, o sucesso de um jornal, site, revista, não está no seu conteúdo. Não, seria muito óbvio afirmar isso. Está na forma a qual você expõe aos futuros leitores. Isso é o mais importante de tudo! É a gênese da atração para seguidores. Não desejo ser complexo, mas às vezes sou. Em alguns momentos a mente anseia por isso e não posso evitar, todavia me deixaria extenuado se eu o fizesse todo dia. Cultura se exibe com simplicidade e acessibilidade, sob pena que pouco do que o autor escreva faça sentido (não para os leitores pelo menos).

O cronista simples se despede!
Era isso por hoje!

16 comentários:

Selena Linhares. disse...

Você não é um cronista simples,você é um cronista nato e com muito nexo. Você escreve para todas as "esferas". Para aqueles mais intelectualizados,para os que não conseguem se fixar muito em um texto( seria a famosa SDA? Síndrome de Déficit de Atenção?). Para pessoas de idade ,para os novinhos...enfim. Gosto de ler suas postagens...não abro mão disso,virou uma mania. Já vi crianças comentando seu Blog.Realmente pelo que você falou,está em seu DNA. Vá em frente. Quero ler suas crônicas em algum jornal,revista,ou quem sabe no rádio ou TV. Parabéns mais uma vêz pela postagem.

Anônimo disse...

Vai fundo meu...geralmente é assim mesmo,a gente nunca consegue agradar a todos. Mas teus posts são "Dez"

Gabriel disse...

Muito obrigado pelas mensagens! Fico extremamente satisfeito em saber que tenho seguidores tão fiéis e que gostam tanto do meu trabalho por aqui!

Grande abraço a todos!

Obs: Selena, Deus te ouça! Hehehhe

Selena Linhares. disse...

Aí não seria "Deus a me ouvir",acredito em Deus,é claro...mas nesse caso é uma mente brilhante,com um potencial latente a espera de uma oportunidade,que virá ,pois você pode ter certeza,o mercado de trabalho,ainda mais nessa esfera em que estás te encaminhando ,só pega coisa boa, esses veículos de comunicação não querem gente medíocre. Um grande abraço.

Johnny disse...

Alguén avisa a Selena que `vez` não tem acento circunflexo, peloamorrrrrdedeuussssssss

Desejo sorte e vejo potencial no blogueiro, e olha que acompanho vários, mas o `puxasaquismo` cego da Sra. Selena está me dando nauseas.

Vai na humildade, é mais amigo quem critica com razão do quem quem elogia sempre!

Falow

Selena Linhares. disse...

É , às vêzes a gente tem que parar um pouco a nossa rotina diária para analizar pessoas como o Sr. Jhonny. Os meus comentários são assim...os SEUS ,"são assim". Sempre acho que em vez (olha,não coloquei o acento!)de criticar o que os outros comentam, o Sr. deveria fazer um comentário interessante. Eu também acompanho o Blog hà bastante tempo e nunca vi um comentário seu construtivo. O Sr. sempre destrói o que os outros constroem.
Olha, eu sou assim,meus comentários são assim ,porque observo muito bem o jeito que o Blogueiro tem ao escrever.
Se não está gostando do que eu escrevo ao comentar ,tem um jeito..." NÃO LEIA" porque senão até poderá lhe fazer mal uma vez que o Sr. deve "ser assim...destrutivo",isso deve fazer parte de sua personalidade. Dá uma passadinha lá no meu consultório. Acho que consigo resolver seu probleminha!
Selena Linhares , a sua disposição para lhe ajudar.

Luz Maria Velloso disse...

E viva a Internet! , onde todos podem se expressar sem necessariamente se identificar. A Internet é necessária , estamos na era "Internética" ,mas muitas vêzes ela é o esconderijo dos covardes e a vitrine dos corajosos que não tem medo de dar a cara para bater. Não é fácil fazer um Blog ,muito mais difícil é postar ( e ter assunto)todos os dias.Não acho certa a postura do Jhonny ( ou será Maria,ou será Otávio? ),é, a Internet é assim ,qualquer um pode dizer o que quer,mas,num Blog de nível elevado como é o do Gato Gordo,eu acho que um...Jhonnyzinho desses não combina. Fora Jhonny! ,o Blog do Gato Gordo não precisa de suas críticas. Outra coisa,só corrige os outros,quando em seu comentário não tiver um errinho sequer de português ou concordância e seu comentário ridículo tem:"...quem critica com razão do quem quem..." (o que é isso? tá gago?). E a palavra NÁUSEAS, tem acento viu? Faz o que a Selena disse: passa lá no consultório dela. Hehehehehehehe......... Luz.

Anônimo disse...

Para o Jhonny:
Te liga mané. Olha que a inveja mata. Uma vez,de tanta inveja, eu vi morrer um BURRO que tinha o teu NOME! Hohohohohohoho!!!!!!!!!

Gabriel disse...

Meu blog é democrático e as pessoas podem falar o que quiserem. Talvez chegue o dia em que ele será grande ao ponto de eu não conseguir dar atenção a todos. Mas enquanto puder fazer isso, o farei.

Johnny, você, claramente, é uma pessoa inteligente. Escreves bem e com clareza. Suas críticas e elogios, assim como a dos outros seguidores, são o combustível que me move a tentar ser sempre melhor. Porém creio desnecessárias suas manifestações pessoais aos outros participantes do blog. Estou falando isso, pois a partir do momento que você faz a arguição de algum comentário defeituoso de alguém ou outrem, minhas postagens, personagens principais do site, ficam relegadas a segundo plano frente a essas discussões de quem escreveu errado ou certo ou quem é mais gordo ou magro. Prego aqui a harmonia e jamais vou censurar ninguém, só peço que pense antes de falar das pessoas e que valorize o conteúdo do que elas escrevem, não a forma. As ideias precedem os seres humanos, não as palavras. E nesse sentido, não desejo ver potenciais novos seguidores com medo de participarem por vacilos no português. Mesmo eu erro muito e me considero em um nível avançado da língua.

Você parece ser uma pessoa sensata, espero que entenda minha sugestão. O debate e a crítica são livres, mas com base em argumentos, não em pessoalidades.

Obrigado, Gabriel.

Guilherme disse...

"Levou nos dedos ,hein Jhonny? Desta vez tu te manca meu...
O Blogueiro está coberto de razão: as pessoas devem escrever como acham.Esse local de comentários, não é a "Palmatória do Aurélio Da Língua Portuguesa" e todos devem comentar livremente,sem ter medo de cometerem erros. As vezes as pessoas fazem os comentários correndo ,às vezes fazem com calma e um erro de português aqui e ali,sempre aparece. Ninguém aqui está fazendo um TCC. São comentários apenas e o que vale é o conteúdo. Eu gostaria de ver um comentário seu assim...cheio de conteúdo. Quem sabe,um dia,não é?

Maria Quitéria/ Quita disse...

Mas que baguncinha gostosa!O Jhonny deve ser perdoado gente. Lembrem ...é carnaval!

Johnny disse...

Prezado Blogueiro:

A que me consta, mesmo sem ingressar no âmago dos teus posts, costumo atribuir apoio. Leio comentários de blogs grande parte do dia, meu trabalho propicia essa liberdade, por isso, não vejo necessidade em expor minhas idéias. Ao me considerar `censurado` sim, não mais postarei por aqui e, aparentemente não deixarei saudades.
Consigo identificar os vícios de digitação e errinhos banais, mas, infelizmente não é o que ocorre por aqui.
Repriso que, os erros crassos e atentados à língua deveriam ter sido apontados a essas pessoas nas escolas. Vai ver é por isso que esse país é tão medíocre.
Como tu parece ser um cara culto, garanto que deve doer na tua vista também.
Aliás, a Selena e a Luz só podem ser irmãs, ou terem frequentado a mesma escola, pois os erros são os mesmos! Impressionante! Selena deve ser psicóloga, pelas afirmações, bom, ao menos deve falar mais que escrever, que sorte!
De qualquer forma, boa sorte para ti, os posts são, em sua maioria, bem interessantes.
Ao aguardar a avalanche de respostas posso dizer: - Nada Pessoal seguidores!!!
Quita, querida, até sentirei falta de nossos embates!!!
Adeus...(musiquinha dramática)

Carlos disse...

O prezado Johnny que se diz um
ardoroso defensor da "ultima
flor do Lácio inculta e bela"
não sabe conjugar o verbo parecer
na segunda pessoa do singular
do presente do indicativo ao
escrever"Tu PARECE".Faltou
o "S".O correto é:"tu pareces".
Volta pra escola fundamental
grande filólogo.

Gabriel disse...

É uma pena. Sentirei falta de seus comentários inteligentes, quando instrutivos. Gostaria que continuasse a postar, mas se isso não for possível, boa sorte.

Prego a harmonia em meu blog. O respeito pelo que as pessoas são e não o que parecem ser. Essas briguinhas não estavam contribuindo em nada para os debates.

Segue o baile!

Luz Maria Velloso disse...

Não Jhonny...não vai ter nenhuma avalanche não ( eu acho!). Não vale a pena brigar com você. Acho que você está se valorizando demais. Acho também que você é Bipolar. Tem gente demais para postar comentários com credibilidade no Blog do Gato Gordo,não somente aqui no local dos comentários,mas também no Facebook e Twitter.Vai Jhonny,vai "catar coquinhos",tá? E olha,em vez de ficar o dia inteiro criticando os Blogs de gente inteligente,vê se trabalha um pouco,quem sabe você não melhora? O trabalho é uma terapia , sabia?
Luz.

Maria Quitéria/Quita disse...

Jhonny...em nome de nossos velhos embates,lembra? Eu acho que tu não deverias deixar de postar comentários não,afinal,você comenta há muito tempo. Acho que o Blogueiro,nosso amigo,o Gabriel ,precisa dos teus comentários,mesmo que seja para achincalhar os outros.Deixa os outros falarem...pensa naquele ditado "falem mal,mas falem em mim". Acho que o Blogueiro precisa sim de seus "apartes". O Blog é democrático e cada um diz o que quer,dêsde que não se ofenda as pessoas. Acho (minha opinião!) que tu não fizeste isto ,tu apenas acha uma seguidora puxa-saco e a outra ,tu pensa que é irmã dela. E daí? É a tua opinião.Acho que elas não "estão nem aí!". Continua,tá Jhonny? É muito legal quando dá esses "pega pra capar..."