segunda-feira, 19 de março de 2012

[PERSONALIDADE DO DIA] - JÚLIO DE CASTILHOS

Presidente do Rio Grande do Sul por dois mandatos, Júlio de Castilhos assumiu o estado em um complexo período de transição que envolveria a troca de um império unilateral por uma república de todos. E teve sucesso em sua empreitada, tornando-se o principal idealizador da Constituição Estadual de 1891. Inspirado no Positivismo de August Comte, o Castilhismo foi uma das maiores forças políticas que já emergiram no Brasil, promovendo ao governo a arte científica e sensível, livre de subjetivismos ou influência de movimentos populares.


Um comentário:

Selena linhares disse...

Homem poderoso , auto-suficiente. Dizem que quem sofre mais na infância,geralmente tende a se tornar grande. Eu como Psicóloga,não sei bem se a regra se aplicaria nos dias de hoje. Mas com certeza se aplica à época de Júlio de Castilhos.
Foi alfabetizado em casa pela mãe( era costume),tinha muito respeito pelo pai,um respeito quase beirando ao medo e quando foi para a escola e teve que ler em voz alta um texto,ele começou a gaguejar e aí...pasmem!,já existia o BULLING naquela época,foi apelidado de "gaguinho". Mas nada disso e outras coisas é claro que não vou citar,senão o meu comentário ficará MAIOR que a postagem de nosso Blogueiro,mas tudo isso, só serviu para torná-lo o que ele foi...e foi GRANDE!