terça-feira, 3 de abril de 2012

[PERSONALIDADE DO DIA] - HUGO DE PAYENS

Após a retomada de Jerusalém pelos cristãos, um conjunto de nove cavaleiros se dirigiu a Terra Santa - a mando do Papa Urbano II - para proteger peregrinos que voltavam a habitar a região. Liderados por Hugo de Payens e Godofredo Saint-Omer, aproximaram-se do então rei Balduíno II, buscando apoio nessa empreitada . Balduíno se interessou pela ideia e lhes cedeu o Templo do Rei Salomão como assentamento. Em 1118, então, deu-se início a maior ordem cavalariça da história: os Templários. Hugo de Payens tornou-se o primeiro grão-mestre e liderou os cavaleiros do templo por dezoito anos, até sua morte em 1136.


Os Templários exercem fascínio até os dias atuais. O mistério reside na lenda de que os cavaleiros encontraram algum segredo no Templo do Rei Salomão (fato que os fizeram amplificar a ordem). Que segredo era este? Santo Graal, Arca da Aliança? Ou, simplesmente, nada? Já falei no blog sobre o último grão-mestre: Jacques DeMolay. Confiram.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um Cavaleiro Templário é verdadeiramente, um cavaleiro destemido e seguro de todos os lados:para sua alma,é protegida pela armadura da fé,assim como seu corpo: está protegido pela armadura de aço.Ele é ,portanto, duplamente armado e sem ter a necessidade de medos de demônios e nem de homens."
Tirei do livro que li sobre o assunto: Os Cavaleiros de Cristo-- DEMURGER, Alain.

Gabriel disse...

"A armadura da fé". Isso é bonito de se ler.