terça-feira, 10 de abril de 2012

[PERSONALIDADE DO DIA] - ROBERT BALLARD

Em 1985, esquecido pelo tempo, o Titanic voltaria à superfície. A notícia de sua descoberta no fundo do oceano, há uma profundidade de quatro km, seria um fator que levaria a muitos questionamentos. Robert Ballard, um pesquisador submarino, foi o homem que descobriu os destroços do transatlântico. Sob a política de "observe, mas não toque", Ballard acredita que a tragédia ocorreu por algum motivo maior, e que aquele santuário de sofrimento humano não deveria ser violado.


Em 2005, vinte anos depois, o pesquisador retornou ao Titanic a partir do convite de uma empresa de televisão. No retorno, se impressionou e lamentou o estado de depredação navio. Sua política era ética, mas não seria a mesma de tantos caçadores de tesouros que existem por aí. Ele ainda havia deixado no local, em 1985, uma placa de bronze em homenagem as vítimas. Pergunte se, em 2005, a placa continuava lá?

Abaixo posto o vídeo - disponível no Youtube - da segunda expedição de Ballard. É sensacional. Ele, realmente, é um homem que estuda a história através da observação e da imaginação, sem destruir resquícios passados da humanidade. Sua postura é admirável.


Nenhum comentário: